O que é Xamanismo? Descubra a Conexão Espiritual Ancestral

O que é Xamanismo?

Essa é uma pergunta comum para quem busca espiritualidade e conexão com a natureza.

 

O Xamanismo é uma prática ancestral que existe há milhares de anos em diferentes culturas do mundo, sempre com o propósito de integrar o ser humano às energias da Terra, dos animais e dos elementos naturais.

 

Em diversas tradições xamânicas, acredita-se que todos os seres possuem um espírito e que podemos aprender diretamente com eles.

Por isso, rituais xamânicos incluem danças, cânticos e cerimônias realizadas em meio à natureza, onde os participantes entram em um estado de consciência ampliado para acessar conhecimentos espirituais.

 

O Xamanismo não é uma religião, pois não possui dogmas ou escrituras sagradas.

 

Em vez disso, é um caminho de autoconhecimento e cura, onde o praticante aprende a se harmonizar com as forças naturais e espirituais.

Se você deseja se aprofundar mais nesse conhecimento e sentir essa conexão de forma verdadeira, venha conhecer nossos rituais e experiências xamânicas em Itacaré!

Esse contato com o mundo espiritual se dá mediante o transe (alteração da consciência e mantimento do contato com presenças ou elementos). Pode ser atingido apenas por um indivíduo, como pode ser coletivo.

 

 Nos rituais xamânicos há a presença de músicas e danças diversas.

Assim, permite as práticas de curandeirismo, o contato com os ancestrais, com espíritos bons e maus, a adivinhação do futuro, entre outros.

Qual é a religião do xamanismo ?

Apesar de ser referido como religião por muitos, os antropólogos não entendem o xamanismo como uma prática religiosa, porque ele não possui as características para ser definido como tal.

Isso porque o xamanismo, por exemplo, não possui dogmas nem uma liturgia a ser seguida.

O Xamanismo, em sua origem, não pertence unicamente a um determinado povo ou cultura, pois é consequência do despertar da própria consciência humana, independentemente de local ou cultura. 

Quando praticamos o Xamanismo, voltamos a contemplar a Natureza como um livro aberto e perfeito que revela todos os segredos do Cosmos.

Tudo que habita este plano é uma representação perfeita do Universo. Todos os movimentos da vida, todos os seres, cada planta, cada mineral, tudo traduz uma força que vai muito além do que os limites estreitos da racionalidade são capazes de explicar ou nomear.

No Xamanismo, a Consciência de nossa conexão com a Natureza é a principal forma de se ligar ao Divino e de estabelecer comunhão com Ele.

Se você quer vivenciar essa experiência de conexão profunda, conheça também nossos banhos de ervas em Itacaré e descubra como as plantas podem renovar sua energia.

A importância dos animais no Xamanismo :

Os animais são muito importantes dentro do Xamanismo, pois são vistos como Mestres ou Guias Espirituais e intermediários entre a matéria e o Espiritual.

No Xamanismo, estes animais de poder têm representação arquetípica e são tidos como mentores espirituais dos seres humanos. Cada ser humano tem um animal de poder, como guia e guardião.

Esse animal espiritual acompanha o ser humano em sua jornada.

Porém, pelo fato de o homem ter se identificado demais com a mente e a materialidade, se desligou de seu animal espiritual.

Daí a importância do conhecimento xamânico para resgatar essa conexão primordial com as forças naturais e divinas que nos acompanham.

Aqui no Sítio dos Oriundos, praticamos um xamanismo ancestral tradicional, sem dogma, nem religião, nem hierarquia.

Operamos com as forças da Natureza, dos Elementos e do Grande Espírito.